quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Idade Média não foi o Período das Trevas

Para estrear este blog, eu gostaria de copiar um pequeno artigo que eu vi num já finado site, o Recanto das Palavras, que foi um dos que me fez me interessar por estes assuntos, que normalmente ficam de fora do mainstream ou são distorcidos por algum motivo ou outro.

Ele fala brevemente sobre o assunto e cita um documentário, o Por Dentro da Mente Medieval, que infelizmente também saiu do ar. Vou substituir o documentário por outros três vídeos muito bons sobre o assunto.

A Idade Média não foi o Período das Trevas


Muitos aprenderam que o período da história da humanidade compreendido entre os séculos V e XV de nossa era foi uma noite de mil anos, em que não houve qualquer desenvolvimento material, cultural, científico e até mesmo intelectual.
Grande parte desse pensamento se deve a forma característica de ver a Idade Média nos períodos históricos subsequentes, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea, estas notadamente marcadas pelo Racionalismo e pelo Iluminismo que encaravam a estrutura mental medieval como atrasada, cercada de superstições e dominada pelo modus religioso da Igreja Católica.

Na verdade, o que houve durante a Idade Média, em especial, na chamada Baixa Idade Média (séculos XI ao XV), foi uma grande revolução no pensamento, principalmente com o surgimento das grandes universidades que existem até hoje como Oxford e Cambridge (Inglaterra, 1214 e 1209 respectivamente), Sorbonne (França, 1150), Bolonha (Itália, 1088), Salamanca (Espanha, 1218) e Coimbra (Portugal, 1290). 

Veja também


Os vídeos abaixo não estavam no artigo original, e foram adicionados por este blog para substituir o documentário da BBC que ficou offline. São vídeos longos, mas tire um tempinho para assisti-los. Bem melhor que assistir novela ou Esquenta.

 

  1. Igreja Católica: Construtora da Civilização

  2. Uma Introdução À Idade Média, Idade Da Luz

  3. History Channel Vida Medieval


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário