quarta-feira, 29 de outubro de 2014

As redes sociais e a ex-namorada

A tecnologia e a evolução da Internet trouxeram muitas vantagens. As redes sociais, por exemplo, além de ajudar a manter contato com pessoas que achamos relevantes, nos dão acesso a informações que não aparecem na grande mídia, dão uma bela plataforma para divulgar seu trabalho, fazer negócios e até ganhar um dinheiro sério. Porém, aspectos negativos também podem vir de seu mau uso. Dentre outros, a tendência exibicionista das pessoas foi exacerbada, levando a uma dependência tanto de atenção quanto de ficar querendo saber da vida dos outros. Claro que tem vários outros aspectos negativos, mas é justamente sobre este que vamos focar nesta resenha, pois a decisão de como vai ser usada a Internet, por parte de um homem cujo o relacionamento terminou, pode ser crucial para ter um reflexo positivo ou negativo em sua vida.

O Término de um Namoro


Para o bem da argumentação, vamos considerar que a situação não tem volta. O cara já foi lá choramingar, levar flores, implorar e não teve jeito. Vamos supor também que ele não é um panaca e decidiu não vai servir de reserva enquanto ela "aproveita" (tsc, tsc...) a vida por aí. O que ele deve focar agora? Seguir sua vida, tocar pra frente seus projetos e ambições pessoais e tal. Eu sei que logo quando alguém toma um pé não é fácil manter o equilíbrio, não ficar pensando que ela vai ligar para reatar, não ficar ansioso e não deixar a tristeza tomar conta (embora com o tempo isto vai ficando mais fácil, de acordo com a última frase deste artigo).

Vale lembrar que, se a mulher termina com o cara, ele não deve de forma alguma tentar voltar. Se ela fez isso, mesmo se deixar a entender que poderiam voltar futuramente (o famoso "vou pensar"), não interessa. Ela já pôs em risco a relação e, portanto, obviamente ela não dá valor nem pra esta e nem pro cara, por mais que ela venha afirmar o contrário eventualmente. Além disso, não é incomum mulheres querendo o seu ex não suma definitivamente de sua vida, por perto, não porque pensa em voltar com ele, mas como forma de deixar o cara como estepe, em caso de alguma eventualidade em sua vida de solteira, só para tirar o atraso sem querer nada sério ou para algum bobo ficar enchendo a bola dela.

Tá. E daí?


O que tem a ver as redes sociais com este papo todo? Aí é que tá: eu recomendo cortar todos os laços com a ex. Desfazer amizade (ou bloquear) no Facebook, Twitter, Skype, ICQ, Instagram, Whatsapp etc. É apague também nestas contas os históricos de conversas, fotos dela e com ela, e evitar ao máximo bater papo com amizades dela que poderão estar na sua lista de amigos (eu não os apagaria, a não ser que ficassem me enchendo o saco).

O homem que ainda está sentindo a perda de uma mulher não deve ficar nem amargurando o passado e nem ficar pensando no que a ex anda a fazer da vida. Caso contrário, ele cultiva uma forma de apego com ela, que, em casos exacerbados, chega a trazer consequências nefastas para a saúde mental do cidadão.

Quando surgem estes sentimentos de perda e tristeza, a pessoa não pode nem reprimi-los (ao contrário do que o senso comum fala, pois depois eles vem piores) nem cultivá-los, mas que deixar eles virem e irem embora, naturalmente. Parte de deixar estes sentimentos sumirem significa não ficar gastando tempo pensando na ex, no que ela está pensando, sentindo e fazendo. O acesso rápido e prático a estas informações, que as redes sociais proporcionam, é uma grande tentação e pode levar a pessoa a cultivar este atraso de vida muito facilmente (isso vale para mulheres nesta situação também).

Se o gajo já estivesse desapegado dela, isso já seria uma bela perda de tempo, e se não, é um prejuízo danado. Eu sei que existe aquela tentação de descobrir se a pessoa está saindo; e se está saindo, se é para balada; e se é para balada, se está se divertindo; e se estiver se divertindo, se é com outro cara, se é com outro cara, se é mais de um, e por aí vai. Já deu para perceber a neurose?
As vezes, o negócio fica tão tosco que o camarada fica tentando especular se a pessoa está feliz, baseado em algum aspecto do perfil dela, desde alguma foto, um comentário aleatório que ela fez até uma vírgula fora do lugar. E, como se isso não fosse ridículo o suficiente, o cara fica neurado se ele deduziu que ela está feliz, pois assim ela não estaria sentindo falta dele; ou fica neurado porque ela está triste e fica ansioso, imaginando se ela quer voltar. É lamentável. E pouco custa esses caras virem encher o nosso saco, pedindo opinião sobre o que significa isso e aquilo, e você ocupado e trabalhando, doido pra mandar o cara se f*der e dar sossego com essa vagabunda dessa mulher dele pra lá.

Mas, voltando ao assunto, isso pode tomar até dimensões patológicas, com o humor e o bem estar da pessoa totalmente atrelado ao que ela vê da sua ex, pode se transformar em algo que os psicólogos chamam de Transtorno de Personalidade Dependente*, que embora sendo mais comum em mulheres, segundo um amigo meu do ramo, já configura uma doença psíquica.

Repercussões do sumiço do ex


Pode ser que ela assuste com esta atitude repentina e tente procurar procurar o ex de outras maneiras, via telefone ou mandando SMS etc. O famoso "você sumiu" ou algo tipo "porquê você me apagou da sua lista?". Isso pode demorar para acontecer ou não. E não se iluda, as chances de não ser vontade de retomar o namoro, mas sim fiscalizar por onde o cara anda ou algum sentimento qualquer egoísta dela, são muito grandes.

Se o cara até hoje não sabe os números dela de cor, não é bom apagar do celular para o caso dela ligar e não atender se for ela. Pelo menos enquanto estiver neste período de "luto", eu recomendo ignorar qualquer eventual tentativa de contato. Caso ela insista, convém ser curto e grosso (mas sem xingar nem fazer papel de paspalho), mandando ela parar. Eu creio que responder algo do tipo "não estou afim de conversar, não insista", basta.

Enfim, é tratamento de choque mesmo. Se este for o seu caso, prezado leitor, não se importe com o que ela ou os outros possam vir pensar disso. O importante agora é você cuidar do seu bem estar para continuar com teus projetos e você tem que desapegar do namoro falido o mais rápido o possível.

por: Peppard

* Não sou psicólogo, nem psiquiatra nem nada. Então, pode ser que eu esteja errado quanto ao nome do transtorno. Qualquer coisa eu corrijo o artigo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário