segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sobre o trauma de términos passados

Uma esposa ruim pode, além de acabar com a vida de um homem, arruinar uma família. Mas será que o marido nunca percebeu nada de errado na época em que estavam namorando? Para um cara realmente equilibrado e coerente, é fácil perceber quando a sua namorada não será uma boa esposa, e, consequentemente, uma boa mãe.

Mas porque não saem fora delas antes de casar e complicar a vida ainda mais? Apego, comodismo, medo de não arrumar outra e trauma de término de relações passadas, são as 4 coisas que me vêm a mente. É sobre a quarta que vou dedicar este artigo (1). Afinal, imagina... o cara fica com medo de terminar e sofrer, mas não percebe que tá sofrendo muito mais com uma mulher que não soma nada pra vida dele?

Trauma de término passado (2)


"Trauma de término passado? Que raio de frescura é essa?" Você pode perguntar. Tudo bem, pois isso não acontece com todos os homens. Muitas vezes, o indivíduo supera e depois nem lembra.
 
Mas este se mostra quando o homem fica com medo de sentir perda do namoro, algo como um período de luto, por ter trago muito sofrimento e prejuízos na sua vida pessoal no passado. Tem uns caras que ficam até com depressão profunda depois da mulher tê-los largado. Daí, ele corre o risco de ficar dando demasiadas chances a um relacionamento fadado ao fracasso, não por realmente acreditar erroneamente que ele pode melhorar, mas por medo de passar por tudo de novo.
Falando de modo simples, por causa de experiências ruins passadas,  o homem com tal trauma tem mais medo do término em si do que ficar sem a mulher. Ele corre o risco de estender a presença de uma pessoa em sua vida que só vai lhe trazer prejuízo, simplesmente por conta de um medo irracional.

Que homem nunca sofreu por mulher? Só se for o homem que não gosta do assunto. Ou seja, não tem vergonha nenhuma nisto. O importante é superar (ou seja, ser superior) e não cometer os mesmos erros que já cometeu no passado. Caso contrário, isto sim seria vergonhoso.

O que fazer?


O meu antigo mestre de TKD compartilhava seu ensinamento não só das artes marciais, mas da vida: "Depois de certa idade o homem não se apaixona mais", e depois dissertava sobre o assunto: "quando o homem é novo, ele se apaixona por mulher, depois de velho, ele se apaixona por dinheiro, pois aí elas é que correm atrás do cara".

Obviamente, ele não estava falando mentira quanto a segunda parte, embora eu não aconselhe a ninguém viver em função de trabalhar, acumular dinheiro ou status só pra atrair  mulheres. Afinal, não seria isso, mesmo que indiretamente, também viver em função de mulher (e mulher inegavelmente interesseira)?

Mas seria mesmo normal o homem, com o tempo, parar de se apaixonar? Eu diria que sim. Este embasbacamento não se manifesta mais em homens com taxas normais de culhões (dois, nada menos que dois).

Ou seja, se o cara não for um paspalho qualquer (3), destes que ficam assistindo muita novela e comédia romântica, ele vai ter aprendido com os seus erros e a importância de se concentrar em aspectos da vida além da namorada, que são realmente indispensáveis. Desta forma, vai acabar dando a merecida prioridade para cada e percebendo que mulheres são seres falíveis, não esperando nada mais do que podem oferecer.

Pode ser até que o leitor seja um homem moderno, vaidoso e seguro de si (como os potenciais cornos costumam referir a si mesmos, para dormirem bem a noite), aceite as seguintes condutas. Caso contrário, o que você tem que fazer se ou quando ela começar a se vestir de modo indecente, se insinuar para outros homens, inventar de sair sozinha para balada, vender rifa para showzinho na webcam, ser uma total parasita, porca, desleixada ou qualquer coisa que você julgue intolerável ou pelo menos desrespeitosa? Não tem outra opção: você tem que largar mão dela imediatamente.

Ao contrário da primeira vez, traumática, que seu namoro terminou, ele pode sim largar a sua atual sem se prejudicar no processo, especialmente se buscou (e continua a buscar) uma base verdadeiramente firme para sua vida.

No caso de um eventual término, ele não vai prejudicar o andamento dos seus projetos e também não vai ligar tanto para a tal desilusão.

Ele vai perder uma pessoa que ele pode até gostar, mas vai valorizar o seu trabalho, sua academia, um dinheiro guardado, seus amigos, etc. Também vai ter em mente que ficar sem a pessoa pode não ser agradável, porém pior é ter em sua vida alguém que só vai te fazer mal.

Conclusão


Se você teve um período traumático no passado, lembre-se que agora você é outra pessoa, vai lidar de outra maneira e não vai sofrer como antes. Eu mesmo só tive um término que foi difícil, o resto faltou eu soltar aqueles rojões de três tiros, de tão bem que me senti.

Claro existem modos que ajudam a lidar com este período. Podemos até abordá-los, convenientemente. Também poderíamos argumentar a diferença entre apaixonar e apegar, mas no fim das contas não importa... O velho mestre estava certo: "depois de certa idade o homem se apaixona é por dinheiro".

Notas do Autor

  1. Não significa que os outros motivos (apego, comodismo, medo de não arrumar outra) não estejam incorporados em algum nível no trauma de término de relações passadas.
  2. Este termo não existe oficialmente. Só usei para ficar mais fácil de lidar com o assunto. Pode ignorar se quiser.
  3. Antes de sair terminando seu namoro por qualquer bobagem, reflita se o motivo é realmente justo e se você não é um boboca. Muitos homens hoje em dia são incapazes de aprender com seus próprios erros e experiências. Depois você faz uma bobagem aí e vem botar a culpa em mim.

Por: Peppard

Nenhum comentário:

Postar um comentário